jan 18

O que é e como é feito o processo de reciclagem

De maneira mais correta, podemos dizer genericamente que o termo “reciclagem” refere-se ao transporte e reaproveitamento de um certo material que contemple matéria-prima para a criação de um novo produto. Para você ter ideia, muitos são os materiais que podem ser reciclados. Entre eles, podemos citar os mais famosos:

  •         Papel;
  •         Metal;
  •         Plástico.

Dentro das maiores vantagens que podemos tirar do processo de reciclagem, podemos mais facilmente citar a reutilização das nossas próprias fontes naturais, onde muitas vezes não são renováveis. Além disso, conseguimos diminuir a quantidade de resíduos, além de impedir que novos recursos naturais sejam sacrificados para a produção de novos produtos.

Para você enteder melhor, basta assistir o vídeo a seguir:

A reutilização basicamente vai consistir na transformação de um determinado material que já tenha sido beneficiado por outro equivalente.

Como é o processo de reciclagem de plástico?

1-      Moagem

Todos os resíduos serão levados para um tipo de moinho, sendo reduzidos em tamanho;

2-      Lavagem com separação

Os recentes fragmentos, também chamados simplesmente de “flakes”, serão lavados cuidadosamente com água, havendo a separação graças a diferença das suas atuais densidades. Os materiais mais densos vão naturalmente afundar enquanto os demais ficarão na superfície. É desta forma que conseguimos realizar a separação;

3-      Secagem

Com os fragmentos já separados, eles serão secados com uma circulação contínua e mais aquecida;

4-      Extrusão

Graças aos flakes secos, será possível alimentar a máquina extrusora para ser fundidos com um elevado grau de aquecimento. Logo em seguida, eles serão levados para uma rosca para formarem filamentos que obtenham continuidade, sendo resfriado dentro de uma banheira e cortados corretamente em uma granuladora. É por conta disso que será possível formular grânulos de material plástico para serem mais facilmente reciclados.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.